Ame incondicionalmente

O amor é difícil de definir. Quer sejam poetas, psicólogos ou pessoas comuns, o esforço interminável para definir o amor como algo mais do que “você sabe quando o sente” produziu inúmeros resultados. 

E para complicar ainda mais as coisas, existe o conceito de amor incondicional. Para alguns, esse tipo de amor é o único verdadeiro, enquanto outros o consideram impossível.

 Para acreditar no amor incondicional e realmente vivê-lo, você tem que pensar muito e agir nele e realmente acreditar nele. 

Somente você pode decidir se e como pode (ou deve) praticar o amor incondicional, mas esperamos que o artigo a seguir possa ajudá-lo em seu caminho.

O que você precisa saber

  • Tente fazer algo de bom para alguém todos os dias só porque você ama essa pessoa. Faça isso sem esperar nada em troca. Faça isso sem que a pessoa saiba. Por exemplo, você poderia orar por seus amigos ou familiares que moram longe de você. Você pode enviar um e-mail, mensagem de texto ou carta para alguém com quem não tem contato há algum tempo. Elogie os outros. Você pode sorrir para um estranho na rua. Você pode acariciar seu cachorro ou gato. Faça todas as pequenas coisas do dia a dia com amor – e logo seu coração se encherá de ainda mais amor.
  • Amar significa desejar aos outros toda a felicidade do mundo. Amor é o que damos, não o que recebemos.
  • Você não precisa ser perfeito só para amar alguém. Basta ser honesto e sincero.

Ame Incondicionalmente: Desvendando os Segredos do Amor

Defina amor incondicional

Pense nos diferentes tipos de amor. 

Os antigos gregos já faziam isso e definiam quatro variações diferentes, que você pode ler neste artigo. Dos quatro, o termo “Ágape” é o que mais se aproxima do amor incondicional. O amor ágape é uma escolha, uma decisão de amar, independentemente das circunstâncias ou decepções.

Portanto, amor incondicional significa amar alguém em sua essência, como ele realmente é, não importa se ele falha ou comete erros. Pessoas com crianças geralmente parecem compreender melhor esta definição.

Esse amor também pode ser aprendido e praticado. Você pode escolher conscientemente o amor incondicional. 

Os pais podem responder que não têm escolha senão amar os filhos desde o primeiro momento. Mas esta manifestação inicial de afeto é substituída, talvez de forma imperceptível, por uma decisão sustentada de amar o filho, aconteça o que acontecer.

Perceba que amor incondicional não é o mesmo que ser “cego” pelo amor. 

Uma pessoa recém-apaixonada muitas vezes se encontra em um estado em que não consegue ver toda a realidade e as falhas da outra pessoa. 

Este estado dura (ou pelo menos deveria) apenas temporariamente e, para que o amor dure, ele deve ser substituído por um tipo de amor mais duradouro e de olhos bem abertos.

Para amar alguém sem condições, é preciso estar ciente dessas condições, sejam elas boas ou ruins.

“O amor incondicional não é um caso de amor cego, mas sim a compreensão de que nada é mais importante que o amor.” – Talidari

Considere se o amor romântico pode ser incondicional. 

Há quem diga que não porque o amor romântico sempre tem condições, pois um relacionamento é baseado em sentimentos, ações e expectativas. Visto desta forma, você nunca poderá amar seu cônjuge da mesma forma incondicional que ama seu filho. 

No entanto, amor não é o mesmo que relacionamento. Os relacionamentos estão sujeitos a condições, têm que “funcionar”. Num relacionamento incondicional, o domínio unilateral é predeterminado. 

É por isso que um relacionamento pode acabar porque a parceria não está funcionando bem, mas o amor incondicional pela outra pessoa ainda existe. Às vezes, terminar um relacionamento é a única maneira de amar alguém incondicionalmente.

Veja o amor incondicional mais como uma ação do que como um sentimento. 

Vemos o amor como um sentimento. Mas os sentimentos são geralmente a reação a algo que “recebemos” de alguém ou de alguma coisa. É por isso que os sentimentos podem estar ligados a condições/pré-requisitos.

O amor incondicional é a ação – a escolha de buscar o bem-estar de outra pessoa. O sentimento que você experimenta com suas ações é sua recompensa – seu retorno por suas ações.

Para amar incondicionalmente, suas ações – em todas as circunstâncias – devem ser caracterizadas pelo amor.

Se você tem que fazer algo ou se comportar de determinada maneira para receber amor, esse amor não é incondicional. Somente quando lhe é dado gratuitamente e sem reservas é que é incondicional.

Dê amor incondicional

Ame-se incondicionalmente. 

O amor incondicional começa em casa, com você mesmo. Você conhece suas próprias fraquezas e deficiências melhor do que ninguém e melhor do que jamais conhecerá qualquer outra pessoa. Amar a si, apesar dessa consciência intransponível de suas próprias fraquezas, o posiciona para amar os outros da mesma maneira.

É por isso que você precisa ser capaz de reconhecer, aceitar e perdoar seus pequenos erros para poder fazer o mesmo por outra pessoa. Se você não se considera digno de amor incondicional, não se verá digno de oferecê-lo aos outros. 

CONSELHO DE PROFISSIONAL

Uma maneira de cultivar o amor próprio é evitar conscientemente pessoas e ambientes prejudiciais.

Escolha amor

Pergunte a si: “Qual é o ato mais amoroso que posso oferecer a esta pessoa em particular neste momento específico?” O amor não vem da prateleira. O que é um gesto de amor para uma pessoa é doloroso para outra porque não há ajuda a se tornar uma pessoa verdadeiramente feliz.

O amor incondicional é uma nova decisão em cada situação, não uma regra rígida e rápida que você sempre pode aplicar.

Por exemplo, se dois de seus amigos estão de luto pela morte de um parente, a escolha amorosa para um pode ser oferecer um ombro para chorar e ter longas conversas, enquanto para o outro pode ser distância e calma.

Perdoe as pessoas que você ama. 

Mesmo que alguém não peça desculpas a você, seu amor subjacente pela pessoa (e por você mesmo) deve fazer com que você abandone sua raiva e amargura. Tenha em mente o conselho de Piero Ferrucci: O perdão não é “algo que fazemos, mas algo que somos”.

Em contextos religiosos, muitas vezes falamos sobre “odiar o pecado, não o pecador.” Amar alguém incondicionalmente não significa aprovar cada ação ou decisão sua, significa deixar de lado as coisas que precisam ser feitas e que atrapalham. Querendo o melhor para a pessoa em todas as coisas.

Quando alguém lhe diz algo que o magoa com raiva, a escolha amorosa geralmente é dizer à pessoa que as palavras o magoaram, mas pedir desculpas pela explosão. Ajude a pessoa a crescer e, ao mesmo tempo, deixe-a saber que é amada.

Mas não confunda sua disposição de perdoar com permitir que outros o intimidem. Libertar-se de um ambiente em que você é regularmente maltratado ou aproveitado pode ser uma decisão amorosa para você, mas também para a outra pessoa.

Não espere ser capaz de proteger alguém que você ama de todo desconforto e dor. 

Parte de amar alguém é encorajar seu crescimento como ser humano, e a dor e o desconforto fazem parte desse crescimento. Amor incondicional significa fazer tudo o que puder para deixar a outra pessoa feliz e confortável, mas também ajudá-la a crescer através das experiências inevitáveis ​​e desagradáveis ​​da vida.

Não minta apenas para “proteger” os sentimentos da pessoa que você ama. Em vez disso, apoie-o para lidar com seus sentimentos diante da dor.

Por exemplo, mentir sobre uma situação financeira desesperadora apenas para salvar a dor de alguém provavelmente causará mais dor e desconfiança no longo prazo. Em vez disso, sejam honestos, solidários e comprometidos em encontrar uma solução juntos.

Ame mais se preocupando menos. 

Espere um minuto, amor não é se importar com alguém? Sim, você deve se preocupar em como pode melhorar o bem-estar e a felicidade da outra pessoa – mas deve se preocupar menos com os resultados específicos do seu amor e não colocar expectativas específicas sobre o seu amor. Que por definição nada mais são do que condições.

Portanto, não “não me importo com a sua decisão porque não me importo com o seu bem-estar”, mas sim “não me importo com a sua decisão porque amo você independentemente da sua escolha e das suas ações”.

Você não ama como resultado de certas ações que o fazem feliz. Você obtém felicidade pessoal do ato de seu amor incondicional.

Aceite todos como eles são. 

Você está longe de ser perfeito. Você ainda pode dar amor. Da mesma forma, outras pessoas não são perfeitas e ainda assim valem a pena amar.

O amor incondicional tem a ver com aceitação – com não ter expectativas de encontrar a felicidade através das escolhas e estilos de vida de outras pessoas. Você não pode controlar os outros, apenas a si.

Talvez seu irmão seja famoso por suas decisões erradas, mas isso não deve impedir você de amá-lo. Não ame alguém pela forma como vive a vida, mas simplesmente porque vive.

Deixe um comentário