No começo tudo foi muito legal com você, emocionante, harmonioso, engraçado. Você era feliz. Você pensou que seu amor duraria para sempre. Mas agora aconteceu: você quer terminar o relacionamento, ou pelo menos está pensando nisso.
Agora você pode estar se perguntando: como posso ter certeza de que terminar é a coisa certa a fazer? E qual a melhor forma de terminar um relacionamento se você ainda gosta da outra pessoa?
Devo ficar ou devo ir? Quando vale a pena lutar pelo amor?
Não importa há quanto tempo vocês estão juntos, o rompimento é um passo doloroso e uma grande decisão e deve sempre ser cuidadosamente pensado.
Claro que existem relacionamentos que não fazem sentido. Em que os parceiros deveriam simplesmente se separar. Mas muitas vezes, quando alguém quer terminar um relacionamento, é por causa de problemas específicos de relacionamento que poderiam ser facilmente resolvidos com a ajuda certa.
Chamamos esses problemas de “freios de relacionamento” porque enquanto eles existirem no seu relacionamento, você não terá chance de ser feliz no longo prazo. Aqui você pode conferir novamente, gratuitamente, qual freio de relacionamento fez com que vocês não fossem mais felizes juntos.
Ajude você a decidir se deseja terminar um relacionamento
Quando você se apaixona, para a maioria das pessoas tudo é maravilhoso no início: vocês gostam das mesmas coisas, têm muito para contar um ao outro, vocês se acham incrivelmente atraentes. Não é uma tragédia se as pessoas às vezes têm opiniões diferentes. Você simplesmente se encaixa. Então a vida cotidiana, o estresse, talvez até as preocupações entram em cena e de repente as diferenças começam a desempenhar um papel. Vocês têm menos tempo um para o outro, menos diversão, menos sexo. Parece haver cada vez mais sinais de que você não está feliz em seu relacionamento.
Com base em seus muitos anos de experiência , a terapeuta de casais Mira Kirshenbaum identificou dez problemas principais nos relacionamentos. Na coluna direita da tabela você encontrará questões que correspondem a esses dez problemas.
Se você está pensando em terminar, provavelmente está se sentindo bastante infeliz agora. Tome consciência brevemente do que você está sentindo e respire fundo algumas vezes. É importante que você tente abordar as questões da forma mais neutra possível. Suas respostas podem ajudá-lo a decidir se deseja terminar ou não.
Não posso dizer algo como “Se você respondeu sim a três das dez perguntas, você definitivamente deveria terminar!” Porque cada pessoa é diferente, cada relacionamento também.
Honestamente, relacionamentos e sentimentos podem ser facilmente danificados. A boa notícia é que muitas coisas podem ser reparadas. Mas nem todos.
Se você tem certeza de que seu relacionamento não pode mais ser salvo, então é hora de acabar com ele. Isto significa um novo começo para o seu parceiro e para você – um sem o outro.
10 dicas Como terminar seu relacionamento sem drama
Você tem certeza de que deseja terminar seu relacionamento. Não só a sua cabeça lhe diz isso, mas também o seu coração. Romper é sempre um passo muito difícil. E isso dói. Então, como você pode se separar de seu parceiro de maneira boa e justa?
Claro que não existe uma maneira. Como eu disse, cada relacionamento, cada pessoa é diferente. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para tornar as coisas um pouco mais fáceis para seu parceiro, mesmo que não consiga salvá-lo de toda a dor.
1. Conte a ele pessoalmente
E cara a cara. Não fale ao telefone ou WhatsApp, não envie carta ou mensagem de texto ao seu parceiro. Talvez você já tenha percebido como é doloroso ser enganado por algo assim. De qualquer forma, seu parceiro merece uma conversa pessoal, afinal vocês já foram um casal feliz.
2. Escolha o lugar certo e planeje tempo suficiente
Pense com antecedência sobre quando e onde a conversa deve ocorrer. Você deve ter paz de espírito para isso. Portanto, um pouco antes de seu parceiro ir trabalhar definitivamente não seria bom.
Um pouco de privacidade também é benéfico – a menos que você esteja preocupado que seu parceiro possa surtar, ficar com raiva ou até mesmo violento. Neste caso, garanta a sua segurança e escolha um local público. Se você tem medo disso, leve com você uma pessoa de confiança que estará por perto despercebida para ajudá-lo.
Mas em todos os outros casos é mais atencioso se você puder ficar sozinho nesta conversa muito pessoal.
3. Seja honesto
Seja aberto sobre seus sentimentos e motivos, mas poupe muitos detalhes ao seu parceiro. Afinal, esta é uma conversa muito dolorosa para ele, então seja gentil. Dizer “Você é meio idiota, acho que você é muito chato agora” é muito mais doloroso do que dizer algo como “Nossos objetivos na vida não coincidem mais, nos desenvolvemos em direções diferentes”. Pense com antecedência no que você quer dizer e de que maneira. O melhor a fazer é pegar papel e caneta e fazer algumas anotações. Isso deixará tudo ainda mais claro para você. É claro que as notas são apenas para você, portanto, não as inclua na conversa.
4. Que haja acusações e acusações
Claro, você tem seus motivos pelos quais deseja terminar o relacionamento. Podem ser maus hábitos, talvez descuidos ou até mesmo trapaça. Mas seja honesto, ninguém é perfeito e todos cometemos erros. Existem, é claro, os do tipo ruim, especialmente quando se trata de violência.
Mas pergunte-se de antemão se isso ajudará seu parceiro ou você se você fizer acusações nesta última conversa do tipo: “Você nunca arranjou tempo para mim, então é sua culpa que não nos vemos mais!”
O que você pode fazer: conte ao seu parceiro o que deu errado na sua perspectiva. É melhor usar frases com I como: “Simplesmente não consegui combinar a sua necessidade de me retirar à noite com a minha necessidade de estar perto.”
5. Não se envolva em discussões ou protestos
Se a separação for uma surpresa para o seu parceiro, ele poderá protestar. Talvez ele queira saber exatamente seus motivos e tente refutá-los. Talvez ele esteja tentando convencê-lo a mudar de ideia. Esteja preparado para não recuar, mesmo que você realmente não queira. Porque quando você chega ao ponto de ter essa conversa, nada pode reavivar seu relacionamento.
6. Desenhe uma linha clara na areia
Deixe claro para o seu parceiro: acabou. Não se refugie em frases como: “Podemos continuar amigos”. Claro, os próximos dias e semanas serão difíceis e se vocês moraram juntos até agora, haverá algumas coisas para resolver. Se possível, evitem se ver no início. Muitas vezes é possível reconstruir uma amizade mais tarde, mas agora não é o momento.
7. Mostre sua compaixão
Tente permanecer aberto e amigável na conversa, mesmo que ela fique emocional. Sinta-se à vontade para dizer algo positivo sobre seu relacionamento ou parceiro. Que vocês sempre se lembrarão com carinho das férias juntos no ano passado, por exemplo. Você preparou bem a conversa mentalmente e, claro, focou muito nos seus próprios sentimentos. Durante a conversa em si, entretanto, é importante também manter a outra pessoa em mente e incluí-la e incluir seus sentimentos. Isso tornará as coisas mais fáceis para vocês dois.
8. Depois da conversa: cuide-se
Por último, mas não menos importante, mesmo que você seja a pessoa que está encerrando o relacionamento, você tem o direito de ficar triste. Você entrou no relacionamento com esperanças e desejos para o futuro. Talvez você tenha feito muito por ela – ou desistido. Portanto, seja gentil consigo mesmo e cerque-se de pessoas com quem você se sinta confortável. Fale com eles sobre seus sentimentos. Talvez você possa fazer algo particularmente divertido ou adotar um novo hobby que lhe interesse há algum tempo.
9. Escolha um bom horário para a conversa
Se houver um prazo importante ou uma entrevista se aproximando, é melhor adiar a conversa de esclarecimento para outro momento mais adequado. Você tem que esperar que o fim do relacionamento não apenas o desvie do caminho, mas também você.
10. Evite contato
Falando em acabamento. A melhor maneira de fazer isso é evitar o contato após o rompimento. Não participe de conversas no WhatsApp ou discussões por telefone. Não envie mensagens de texto para ele quando estiver sozinho, dizendo que está pensando nele. Isso torna o fim do relacionamento insuportável para ele. Em vez disso, escolha o método: “Longe da vista, longe do coração”.
E agora?
Se você conseguir ser honesto e claro na conversa e ao mesmo tempo ser atencioso, isso ajudará muito vocês dois nessa situação. Uma separação justa não pode eliminar a dor da separação, mas pode tornar muito mais fácil recomeçar um sem o outro.