Pare de amar alguém que não te ama

Quando você ama alguém que não retribui o seu amor, pode parecer que o mundo está acabando. A dor que você sente é muito real. Os cientistas demonstraram que a rejeição ativa os mesmos neurônios de percepção da dor no cérebro que a dor física. Você não pode controlar por quem se apaixona, mas pode aprender a superar a dor da rejeição e seguir em frente.

O que você precisa saber

  • Dê a si mesmo um tempo para lamentar, essa dor é normal. Muitas vezes você não pode mudar as coisas, mas pode se distanciar, aceitar isso e controlar seus sentimentos novamente.
  • Aceite o que aconteceu e evite contato com a outra pessoa. Conforte-se ao ouvir todas as coisas boas que estão sendo ditas sobre você!
  • Converse com pessoas em quem você confia e que irão aumentar sua autoestima. Lute contra os sentimentos negativos, concentre-se em si mesmo e saia da sua zona de conforto.
  • Espere até ser você mesmo novamente e saia para conhecer novas pessoas. Motive-se para continuar, custe o que custar.

Dicas para Desvendar o Labirinto do Amor: Superando, Deixando de Amar e Encontrando a Felicidade

Demorar

Entenda que é normal sentir dor. 

Quando você ama alguém que não te ama de volta, dói. O desgosto é uma experiência física muito real: a dor da rejeição ativa o sistema nervoso parassimpático, responsável por coisas como frequência cardíaca e tensão muscular. Portanto, é normal se sentir magoado quando você ama alguém que não retribui o seu amor. Aceitar que seus sentimentos são normais pode ajudá-lo a processá-los.

A rejeição pode desencadear a mesma reação em seu cérebro que a abstinência de drogas. 

Os psicólogos estimam que aproximadamente 98% de nós já experimentamos um amor não correspondido. Saber que não está sozinho não tira a dor, mas é mais fácil de suportar quando você sabe que não é o único que está passando por isso. 

A rejeição também pode causar depressão. Se você notar os seguintes sintomas, procure a ajuda de um conselheiro de saúde mental:

Mudanças em seus padrões de alimentação ou sono

Sentimentos de desesperança e desamparo

Mudanças no seu humor normal

Problemas para controlar pensamentos negativos

Pensamentos sobre se machucar

Permita-se um tempo para lamentar.

 Não há nada de errado em sofrer, desde que você não fique preso na fase de luto. Na verdade, é mais saudável se você se der a oportunidade de se sentir triste e não reprimir esses sentimentos.  Negar ou minimizar como você se sente – por exemplo, dizer “Não é grande coisa” ou “Eu não a amava mesmo” – só vai piorar a situação no longo prazo.

Se puder, reserve algum tempo de sua vida normal para processar sua dor. Isso lhe dá espaço para curar e lidar com sua dor. Por exemplo: quando você perceber (ou for informado) que a pessoa não retribui seus sentimentos, você deve se permitir um curto período de tempo sozinho, mesmo que seja apenas uma caminhada de 15 minutos no trabalho.

Mas evite chafurdar na autopiedade. Se você não sai de casa por semanas, não toma banho e usa apenas as mesmas roupas velhas e surradas, então você foi longe demais. É natural sentir-se triste, mas se você não tentar se concentrar novamente em sua vida, continuará pensando na pessoa e amando-a.

Entenda que você não pode controlar a outra pessoa. 

Sua reação imediata ao saber que a pessoa não o ama pode ser: “Vou fazer com que ela me ame!” É completamente normal pensar nela assim, mas também é errado e improdutivo. A única coisa que você pode controlar na vida são suas próprias ações e reações. Você não pode convencer ou forçar alguém a sentir algo que não sente. 

Também é bom perceber que nem sempre você consegue controlar suas próprias emoções. Mas você pode trabalhar para controlar suas reações a esses sentimentos.

Fique longe da pessoa por um tempo. 

Abrir espaço para a sua dor e seguir em frente também significa não ter mais essa pessoa como parte da sua vida. Você não precisa excluir completamente a pessoa da sua vida, mas deve passar algum tempo longe dela. 

Você não precisa ser cruel ou mau. Simplesmente peça à outra pessoa que lhe dê algum tempo para processar os sentimentos que o incomodam. Se a pessoa realmente se importa com você, ela lhe dará o que você precisa, mesmo que não seja o ideal para ela.

Se a pessoa for alguém em quem você confiou no passado para situações emocionais difíceis, tente encontrar outro amigo que possa preencher esse papel. Pergunte a um amigo se você pode contatá-lo quando sentir necessidade de entrar em contato com a pessoa de quem deseja manter distância.

Remova a amizade da pessoa nas redes sociais ou, pelo menos, oculte suas postagens e exclua-a do seu telefone para não ficar tentado a contatá-la. Você não quer ser constantemente lembrado da pessoa e do que ela está fazendo. Isso apenas torna mais difícil criar distância.

Deixe seus sentimentos saírem.

 Expressar seus sentimentos em vez de reprimi-los e esperar que explodam pode ajudá-lo a aceitar que está passando por um momento doloroso. É normal ter dificuldade em lidar com perdas ou decepções, pelo menos inicialmente. Permita esses sentimentos e não tente ignorá-los na esperança de que desapareçam. Expresse-os de forma aberta e honesta.

Chore se tiver vontade. Chorar pode ter um efeito terapêutico. Pode aliviar sentimentos de medo e raiva e até reduzir o estresse físico. Se você quiser pegar uma caixa de lenços de papel e chorar muito, faça isso.

Evite ações violentas, como gritar, bater em coisas ou destruir objetos. Embora isso possa parecer bom no início, os cientistas descobriram que usar a violência para expressar raiva – mesmo contra um objeto estacionário – pode na verdade aumentar os sentimentos de raiva. É mais saudável e útil pensar sobre seus sentimentos e discutir por que você se sente assim. 

Pode ser muito útil expressar seus sentimentos de maneiras criativas, como por meio da música, da arte ou de outro hobby favorito. No entanto, você deve ficar longe de coisas que sejam muito tristes ou raivosas, como o death metal. Isso só pode piorar sua condição quando você já estiver se sentindo deprimido.

Perceba que é melhor assim. 

Não importa o quão incrível essa pessoa seja, você estará melhor sem alguém que não o ame tanto quanto você a ama. Além disso, é muito fácil idealizar alguém, principalmente quando você está apaixonado. Dar um passo para trás e olhar para a realidade – sem ser mesquinho ou crítico – pode ajudá-lo a se distanciar do sentimento trágico do amor não correspondido. 

Também pode ser útil Refletir sobre os aspectos da pessoa que dificultariam o relacionamento entre vocês.

Por exemplo: Sua extrema timidez social tornaria praticamente impossível dar a você a validação necessária em um relacionamento.

Estudos mostraram até que pensar coisas negativas sobre a outra pessoa pode ajudá-lo a superar a rejeição mais rapidamente.

No entanto, não caia na armadilha de dizer coisas maldosas sobre a outra pessoa apenas para se sentir melhor. Essa forma de refletir só o deixará mais amargo e irritado, em vez de ajudá-lo no processo de cura.

A rejeição reduz temporariamente o seu QI, acredite ou não. Se você está tendo problemas para refletir sobre seus sentimentos de maneira racional, tente simplesmente aceitar que levará algum tempo para se sentir você mesmo novamente. 

Evite culpar a pessoa. 

Assim como você não consegue controlar o desejo de estar apaixonado pela pessoa, ela não consegue controlar o não estar apaixonado por você. Se você é hostil com a pessoa porque ela só o trata como um amigo, ou se você diz que ela é uma pessoa má porque ela não retribui o seu amor, então você está sendo injusto com a pessoa. Concentrar-se nessa amargura também evita que você supere isso. 

Você pode ficar com raiva porque ela não o ama de volta sem tornar a pessoa a culpada. Não permita que seus amigos façam isso também. Se seus amigos culpam a pessoa porque ela não retribui o amor, agradeça-lhes o apoio, mas diga também: “Não é justo culpá-los por algo que não podem fazer”. Vamos nos concentrar em mim e em como superar isso.”

Livre-se de todas as lembranças. 

Você pode chorar por todas as lembranças, mas livrar-se delas é importante para o processo de cura. Ter essas coisas ao seu redor o tempo todo só tornará mais difícil aceitá-las, e você não quer isso.

Ao olhar para cada item, pense nas memórias que você associa a ele e depois imagine pendurar essa memória em um balão. Ao se livrar do item, imagine aquela memória voando para longe, para nunca mais ser vista.

Se os itens forem materiais e estiverem em boas condições, doe-os para uma organização de caridade. Ao fazer isso, pense em todas as novas e felizes lembranças que o moletom, o ursinho de pelúcia ou o CD trarão ao seu novo dono e deixe que essas novas associações simbolizem a mudança pela qual você está passando em sua vida.

Aplique estratégias de curto prazo

Evite ficar bêbado e ligar ou enviar mensagens de texto para a pessoa. 

Principalmente no início, você pode sentir uma necessidade urgente de entrar em contato com a pessoa. Quando você está sóbrio, provavelmente você está no controle de si mesmo, mas todos nós sabemos que o álcool anula a sua sanidade. 

Repreender embriagado a pessoa por não amar você ou chorar com ela sobre o quanto dói o fato de ela não querer você pode ser constrangedor para você e desconfortável para a outra pessoa. 

Pode até afetar as chances de ter um relacionamento amigável com a pessoa mais tarde. Se você acha que pode se arrepender do que está prestes a fazer, peça ajuda a seus amigos.

Dê seu telefone aos seus amigos (de preferência ao motorista), junto com instruções claras para não devolvê-lo, não importa qual seja sua desculpa ou quão bêbado você implore por ele.

Exclua a outra pessoa do seu telefone. Isso significa que você nem mesmo tem a oportunidade de chamá-la de bêbado ou mandar uma mensagem para ela.

Distraia-se. 

Embora não seja possível não refletir conscientemente em algo, é possível concentrar seus pensamentos em outra coisa sempre que você cair em um buraco novamente. Sempre que essas memórias surgirem, distraia-se com outros pensamentos, atividades ou projetos. 

Chama um amigo. Escolha um livro atraente. Assista a um filme engraçado. Construa algo. Trabalho no Jardim. Aprenda matemática. Encontre algo que o distraia por tempo suficiente para tirar a pessoa da cabeça por um tempo. Quanto mais você se acostumar a não refletir na pessoa, mais fácil será para você.

Um truque prático, por exemplo, é reservar um determinado período de tempo para refletir na pessoa. Um curto período de 10 a 15 minutos deve ser suficiente.

Se pensamentos sobre a pessoa surgirem em sua mente em outro momento, você pode dizer a si mesmo: “Não, agora não. Vou me preocupar com isso mais tarde.” Quando chegar o seu “compromisso”, permita-se refletir na outra pessoa. Quando o tempo acabar, você volta à sua rotina diária normal.

Lembre-se de que a paixão não correspondida também machuca a outra pessoa.

Pode parecer que sua dor é a única coisa que existe no mundo. Porém, estudos sugerem que quem não consegue retribuir o amor também sofre. A maioria das pessoas não gosta de infligir dor aos outros. 

Lembre-se de que a outra pessoa pode se sentir muito mal porque não é capaz de lhe dar o que você esperava. Isso pode ajudá-lo a olhar para frente. Geralmente a pessoa que não te ama de volta não é uma pessoa má que te odeia e só quer te machucar.

Faça uma lista de coisas positivas sobre você. 

A rejeição pode levá-lo a acreditar que seu crítico interno negativo sempre esteve certo. Não pense que só porque aquela pessoa não retribui o seu amor, você não é digno de amor. Estudos mostram que lembrar a si mesmo que você é digno de amor o ajuda a superar a decepção mais rapidamente e a lidar melhor com a rejeição no futuro. 

Anote todas as coisas boas que vêm à mente sobre você. Se você estiver tendo problemas para encontrar coisas assim, peça ajuda a um amigo.

Expresse amor a si mesmo por essas coisas, por exemplo: “Posso não me sentir muito forte agora, mas venci todo mundo no roller derby e adoro isso em mim.” 

Inicie o processo de cura

Evite coisas que trazem lembranças.

É difícil se recuperar de uma paixão não correspondida quando você se lembra constantemente da pessoa. Não coloquem a música que sempre ouviram juntos e não fiquem pensando em todos os bons momentos que passaram juntos. 

Esses gatilhos podem ser qualquer coisa, desde uma foto da pessoa no Facebook até uma música que lembra os ótimos momentos que passaram juntos. Pode até ser um cheiro específico (como o de torta de maçã, se vocês já fizeram torta de maçã juntos uma vez).

Se você encontrar inesperadamente um desses gatilhos, e provavelmente o encontrará, você deve reconhecê-lo e sair da situação. Não se concentre nos sentimentos que a situação inevitavelmente traz. Por exemplo:

Se a música que você associa à pessoa estiver tocando no rádio, desligue o rádio ou mude para uma estação diferente. Reconheça a tristeza e o arrependimento e volte sua atenção para algo mais positivo ou neutro (o que você está preparando para o jantar, que viagem está por vir, etc.).

Lembre-se de que você não precisa evitar esses gatilhos para sempre. Você só quer tornar a cura o mais fácil possível, e ser constantemente lembrado disso só torna tudo mais difícil. Quando você superar isso, os gatilhos ainda irão lembrá-lo da pessoa, mas será menos doloroso.

Converse com outras pessoas sobre isso. 

É melhor tirar do peito os sentimentos e aspectos difíceis do processo de cura. Apegar-se a esses sentimentos tornará mais difícil livrar-se deles no longo prazo. Encontre alguém com quem você possa conversar sobre o que está sentindo e o que está passando.

Deve ser alguém em quem você confia. Pode ser um amigo que você sabe que não tentará acelerar artificialmente o processo de cura.

Ou um membro da família para quem você pode ligar sempre que estiver se sentindo mal. Pode até ser um terapeuta, principalmente se você já luta há muito tempo com o amor por essa pessoa ou se isso estiver ligado a outras questões.

Você também pode manter um diário sobre seus sentimentos se não quiser falar sobre eles com outra pessoa. Uma coisa boa sobre o diário é que você pode acompanhar de perto o seu processo de cura. Isso lhe dará a prova de que é possível superar sua paixão não correspondida.

Conversar com alguém que passou por algo semelhante pode ser muito útil. Você pode perguntar à pessoa sobre sua experiência e como ela lidou com isso.

Pessoas que passaram pela mesma coisa podem entender melhor seus problemas. Você tem que explicar menos para eles e eles entenderão mais.

Não espere que todos entendam você. Pessoas que não conhecem tal situação não vão te entender como você gostaria.

Expanda sua mente. Isso pode ser uma ajuda poderosa e ajudá-lo a passar ileso por momentos difíceis.

Fortaleça sua rede social. 

Um dos grandes efeitos colaterais da rejeição, e especialmente da rejeição do amor romântico, é que nos sentimos fechados e isolados dos outros. Você pode não conseguir o relacionamento que deseja, mas pode fortalecer seus relacionamentos com outras pessoas em sua vida.

Estudos demonstraram que interagir com outras pessoas que você ama pode ajudar a acelerar o tempo de recuperação que seu corpo necessita.

Como a dor emocional muitas vezes se manifesta fisicamente, passar tempo com as pessoas próximas e se divertir pode ajudá-lo a se recuperar de uma paixão não correspondida.

Divertir-se é especialmente importante devido ao efeito que tem em nossos cérebros. Divertir-se reduz seus sentimentos de raiva e pode ajudá-lo a se sentir positivo novamente. 

O riso é realmente o melhor remédio: ele libera endorfinas, que são o agente estimulante natural do corpo. Pode até aumentar a capacidade do seu corpo de tolerar a dor. 

Então vá assistir a um filme engraçado, cantar karaokê bêbado, pular em um trampolim gigante – divirta-se, ria e aprenda a curar suas feridas.

Aborde pensamentos inúteis. 

Certos padrões de pensamento podem sabotar o seu processo de cura e tornar muito mais difícil seguir em frente.

Lembre-se de que você pode muito bem viver sem a outra pessoa e que ela não é perfeita. Você é totalmente capaz de amar outra pessoa.

Lembre-se de que as pessoas e as situações podem mudar. O que você sente agora não é o que sentirá pelo resto da vida. Especialmente quando você está trabalhando nisso.

Não se culpe nem se sinta mal por ter esses sentimentos. Isso pode acontecer com qualquer pessoa e você foi forte o suficiente para superar isso, então tenha orgulho de si mesmo.

Veja isso como um processo de aprendizagem. 

Ninguém gosta de ter o coração partido. No entanto, se você puder ver a rejeição como uma experiência de aprendizado e crescimento, será mais do que um momento triste em sua vida. Você pode usá-lo para impulsionar um crescimento pessoal positivo para o seu futuro. 

Por exemplo, encontre coisas que você valoriza em sua experiência. Claro, você abriu seu coração e a outra pessoa não quis isso. 

Mas você foi forte e corajoso o suficiente para ser vulnerável. Sem a vontade de ser vulneráveis, não podemos formar laços com outras pessoas ou experimentar sentimentos profundos de felicidade e amor. 

Analise se isso faz parte de um padrão maior. Algumas pessoas apaixonam-se repetidamente por outras pessoas que as rejeitam, especialmente se não se sentiram seguras no seu apego aos pais quando crianças. 

Se você se apaixonou por alguém que o rejeitou mais de uma vez, você pode inconscientemente escolher pessoas que tenham as mesmas reações que seus pais. Nesse caso, pode ser útil conversar com um terapeuta sobre isso.

Lembre-se de que, por meio dessa experiência, você está aprendendo a ser forte e a confiar em si mesmo. Ser rejeitado não é a melhor maneira de aprender isso, mas se você se concentrar mais em aprender e menos em se afundar na autopiedade, sairá do outro lado muito mais forte. Pode até levar você a compreender melhor seus sentimentos e necessidades. 

Mude sua rotina. 

Estudos mostram que uma das melhores maneiras de superar velhos hábitos e substituí-los por novos é começar coisas novas; como sair de férias ou simplesmente seguir um novo caminho para o trabalho. 

Se você não pode pagar por isso em grande escala, mude pequenas coisas em sua vida cotidiana. Confira um novo bairro. Saia no sábado à noite. Toque em uma banda. Comece um novo hobby, como cozinhar ou fazer montanhismo.

Evite tomar medidas particularmente drásticas, a menos que tenha 100% de certeza. Este é exatamente o momento da vida em que muitas pessoas cortam radicalmente o cabelo ou fazem uma tatuagem. É melhor esperar até que o processo inicial de cicatrização seja concluído antes de fazer esse tipo de alteração.

Encontre a si mesmo:

porque você ficou tão envolvido em amar a pessoa que pode ter esquecido como é ser você mesmo. O momento em que você está se recuperando de uma paixão não correspondida é o melhor momento para descobrir quem você é no fundo – sem mencionar seus sentimentos pela outra pessoa. 

Trabalhe no seu crescimento pessoal. Não mude coisas em você só porque a outra pessoa pode não gostar dela. No entanto, se houver aspectos seus que você gostaria de desenvolver, vá em frente. Aprenda um novo idioma, vá à academia regularmente. Comece a tocar violão.

Desenvolva partes de você que o tornem único. Embora você tenha passado tanto tempo concentrando-se nessa outra pessoa, outros aspectos seus foram negligenciados. Volte a se envolver com esses aspectos, bem como com as pessoas para as quais você tinha pouco tempo porque se dedicou a essapaixão não correspondida.

Resista ao impulso de levar essa rejeição para o lado pessoal. É fácil sentir que a outra pessoa o rejeitou porque você não é bonito/inteligente/musculoso ou qualquer outra coisa o suficiente. Se você aprender a evitar essa falácia, ela será menos prejudicial para você.

Também evita que você sinta que precisa mudar seus hábitos apenas para tentar conquistar o coração da outra pessoa. Então lembre-se: não depende de você.

Saia da sua zona de conforto. 

Quando você tenta coisas novas, você sai um pouco da rotina e faz coisas que não associa à outra pessoa. Isso o deixa ocupado demais para refletir muito na pessoa que não retribuiu seu amor. 

Forçar-se a sair da sua zona de conforto também traz outros benefícios. Foi comprovado que muito conforto reduz a motivação para mudar. Um toque de incerteza, por outro lado, ajuda você a mudar as coisas que precisam em sua vida. 

Se você sair da sua zona de conforto, também aprenderá como lidar melhor com a incerteza da próxima vez. Assumir riscos (limitados) e desafiar-se permite-lhe abraçar a vulnerabilidade como parte da vida. Isso significa que é menos provável que você se perca se algo inesperado acontecer novamente. 

No entanto, se você se apegar à ideia de que a rejeição foi culpa sua, nunca mais ousará fazer nada novamente no futuro. Forçar-se a correr riscos, mesmo os pequenos, o ajudará a evitar correr em direção ao medo.

Olhe para frente

Saiba quando você está pronto para algo novo.

Não há um tempo específico após o qual você deva superar um amor não correspondido. Isso é diferente para cada pessoa. No entanto, existem certos sinais de que você superou uma pessoa que não estava interessada em você.

Você começa a perceber o que está acontecendo na vida de outras pessoas. Durante os momentos de luto, muitas vezes somos muito egocêntricos. Quando você se interessa pelo que as outras pessoas estão fazendo, isso mostra que você está no caminho certo.

Você não se pergunta mais toda vez que o telefone toca se é aquela pessoa que finalmente percebeu que, afinal, ela realmente ama você (especialmente se você não reconhece o número).

Para de se identificar com todas as músicas ou filmes sobre paixão não correspondida. Você também está expandindo seu repertório para incluir coisas que não são apenas sobre o amor ou a dor do amor.

Fantasiar sobre sua paixão não correspondida, de repente percebendo que ele/ela realmente ama você, afinal, e sempre amou.

Evite uma recaída. 

Mesmo que você já tenha superado isso, às vezes você pode ter uma recaída se não tomar cuidado. Como quando você abre os pontos de uma ferida cedo demais. Está curando maravilhosamente, mas ainda não está pronto para movimentos muito violentos.

Evite conhecer a outra pessoa ou deixá-la voltar à sua vida até ter certeza de que não será esmagado novamente.

Vá com calma se sentir que está retrocedendo. Você já investiu muita energia para superá-lo e isso valerá a pena. Ocorrem recaídas; Mas não desista imediatamente, caso contrário, tudo ficará mais difícil no longo prazo.

Volte para a corrida. 

Saia e conheça novas pessoas, flerte e lembre-se de como é bom ser desejado. Sua autoconfiança certamente precisa desse impulso – e enquanto isso você conhecerá pessoas interessantes. Tome nota de cada vez que alguém é melhor do que a pessoa que você deseja – mais bonito, mais engraçado, mais inteligente, mais pé no chão. Isso endireitará sua perspectiva sobre as coisas.

Você não precisa necessariamente procurar um novo relacionamento. Apenas gostar de estar perto de novas pessoas pode levá-lo muito mais longe.

Tenha cuidado ao procurar um paliativo. Embora às vezes seja exatamente isso que o ajuda, só funciona se você estiver emocionalmente preparado para isso; Admita para si mesmo que é apenas uma história temporária e também comunique honestamente à nova pessoa que é apenas uma história temporária. Não deixe que a nova pessoa se apaixone por você tão infeliz quanto antes, se tudo o que você faz com essa pessoa é tentar esquecer seu antigo amor. 

Não desanime. 

Superar alguém por quem você está apaixonado não é fácil. Você deve comemorar cada passo na direção certa. E você deve perceber que só porque essa pessoa não retribui o seu amor, não significa que ninguém o fará.

Artigos Relacionados