Construa um relacionamento saudável

Relacionamentos saudáveis ​​permitem que você expresse sua individualidade (tanto sozinho quanto com seu parceiro), realce as melhores qualidades de ambos e incentive-os a crescer. 

Especialmente quando você está em um novo relacionamento, é melhor estabelecer as bases para um relacionamento positivo e saudável desde o início. 

Ao focar no respeito e na comunicação construtiva, você pode desfrutar de um relacionamento saudável e satisfatório.

Dicas Essenciais para Cultivar um Relacionamento Duradouro e Saudável

Comunicar efetivamente

Fala. 

Não espere que seu parceiro seja capaz de ler sua mente ou “descobrir por conta própria”. Se você precisa ou deseja dizer algo, você mesmo deve comunicá-lo. Não é justo com você ou seu parceiro se vocês não comunicarem suas necessidades. Da mesma forma, você não deve reprimir nada que o incomode. Se algo te incomoda, conte ao seu parceiro.

  • Se não souber como iniciar uma conversa, diga: “Há algo que está me incomodando e gostaria que você me ouvisse”. .”

Ouça com atenção. 

Parte de um relacionamento saudável é saber quando falar e quando ouvir. Desenvolva habilidades de escuta e deixe seu parceiro terminar de explicar seus pensamentos e sentimentos. Ouça realmente e não tente pensar em uma resposta enquanto seu parceiro estiver falando.

  • Use a técnica de escuta ativa para espelhar o conteúdo do que seu parceiro está dizendo. Diga: “Deixe-me ter certeza de que entendi você corretamente. Entendi que você estava chateado porque não contei quando voltei para casa e você gostaria de saber mais cedo porque estava preocupado.

Estabeleça limites saudáveis. 

Limites não significam que você deva se sentir preso. Eles estão lá para manter o respeito em um relacionamento e compreender as expectativas mútuas. Se algo os deixa desconfortáveis, falem e discutam como cada um de vocês mudará. Se um de vocês deseja passar muito tempo juntos e o outro não, você precisa determinar quanto tempo juntos e separados é adequado para vocês.

  • Por exemplo, você pode querer estabelecer limites sexuais (como fazer sexo apenas um com o outro e não com outras pessoas) e limites sociais (como reservar uma noite por semana para amigos ou hobbies).
  • Não deixe seu parceiro controlar você ou tente controlá-lo. Estabelecer limites significa respeitar um ao outro e encontrar compromissos que façam o relacionamento funcionar bem.

Comunique-se claramente. 

Sem uma comunicação clara, um relacionamento pode rapidamente revelar o pior lado das pessoas. Se você tem uma necessidade ou desejo, deixe isso claro com seu parceiro. Não faça rodeios ou diga coisas apenas para agradar seu parceiro se você acha que isso pode deixá-lo infeliz. Use afirmações “eu” para expressar seus sentimentos, fazer observações ou compartilhar suas opiniões. As declarações permitem que você se expresse de forma clara e direta, assumindo a responsabilidade por seus próprios pensamentos e sentimentos, evitando acusações e julgamentos sobre os outros.

  • Para se comunicar adequadamente, diga: “Eu penso/sinto/quero… quando… porque…” Por exemplo, “Fico irritado quando você deixa a porta aberta porque fica frio e com correntes de ar no quarto.”

Expresse sentimentos. 

Compartilhe seus pensamentos e sentimentos com seu parceiro e esteja aberto aos sentimentos que surgirem. Mostre interesse pelos sentimentos do seu parceiro e apoie-o em situações estressantes. Estar emocionalmente conectado ao seu parceiro permite que você sinta compaixão pela situação dele.

  • Se você não se sente emocionalmente conectado com seu parceiro, comece a fazer perguntas sobre sentimentos (sem culpar ou julgar). Ao conhecer os sentimentos de seu parceiro, você poderá sentir mais compaixão por ele.

Mantenham-se atualizados. 

Reserve um tempo regularmente para discutir o relacionamento. Às vezes as coisas mudam e você tem muito o que fazer e não tem tempo para fortalecer seu relacionamento ou conversar sobre as coisas. Você pode querer abordar metas e expectativas para o seu relacionamento, pois elas podem mudar de tempos em tempos. Ignorar tópicos difíceis ou esperar que eles desapareçam é uma maneira segura de desmoronar um relacionamento.

  • Um exemplo de como manter um ao outro informado é: “Ei, como você está se sentindo depois do nosso desentendimento de ontem? Eu só queria ter certeza de que não havia nenhum gosto amargo ou qualquer coisa que não pudéssemos resolver.”
  • Pergunte ao seu parceiro se você concorda com as expectativas para o relacionamento. Você pode discutir tópicos como morar juntos, realização sexual, casamento, filhos ou planos de mudança. Seja claro sobre o que você quer e o que seu parceiro tem a ver com isso.

Tratem-se bem

Cria uma base de respeito. 

Os relacionamentos podem ser divertidos e emocionantes no início, mas é importante que sejam baseados no respeito. Comporte-se de uma maneira que imponha o respeito de seu parceiro. Esforce-se para sempre tratar uns aos outros com respeito, mesmo quando estiverem com raiva um do outro.

  • Os desejos, pensamentos e sentimentos do seu parceiro são valiosos. Diga ao seu parceiro que a forma como ele se sente é importante para você. O respeito mútuo é uma parte importante de um relacionamento funcional.
  • Converse com seu parceiro sobre como você deseja construir respeito em seu relacionamento. Decida o que está bem e o que não está, por exemplo, em termos dos nomes que vocês dão um ao outro e do toque sexual.
  • Talvez você possa considerar regras para “disputas justas”. Estes poderiam ser:
    • Nenhuma linguagem depreciativa
    • Sem acusações
    • Sem gritos
    • Sem violencia
    • Nenhuma menção de divórcio/separação
    • Nenhuma tentativa de dizer ao seu parceiro como ele se sente
    • Concentre-se no presente
    • Revezando-se para falar
    • Faça uma pausa se necessário

Apreciem um ao outro. 

Um relacionamento saudável é aquele em que ambos se sentem valorizados. Os relacionamentos geralmente são baseados na soma de muitas pequenas coisas. Encontre as coisas que seu parceiro faz por você e diga “obrigado”. Em vez de focar nas falhas de seu parceiro, concentre-se em como ele enriquece sua vida. Se você notar algo, fale e mostre seu agradecimento.

  • Pergunte ao seu parceiro como ele deseja se sentir apreciado. Escreva um bilhete ou cartão para ele ou faça um esforço para dizer “obrigado” com frequência.
  • Explique ao seu parceiro quando você se sente valorizado. Dizer. “Significa muito para mim quando você percebe as coisas que faço por você.”

Passar tempo juntos. 

Pode facilmente acontecer que vocês deixem de passar algum tempo juntos e passem a se comunicar digitalmente. E às vezes o significado se perde ou a comunicação não-verbal é negligenciada. Passar bons momentos juntos pode ajudar a fortalecer o relacionamento e o senso de união.

  • Encontre atividades que vocês possam fazer juntos regularmente. Isso pode ser tão simples quanto tomar uma xícara de café juntos todas as manhãs ou ler juntos à noite.
  • Tentar algo novo juntos pode ser uma maneira divertida e emocionante de passar algum tempo juntos. Você não precisa fazer nenhuma loucura – até mesmo comer em um novo restaurante ou experimentar uma nova culinária pode ser uma experiência divertida.

Dê espaço um ao outro. 

Uma única pessoa nunca pode cumprir todas as funções de outra pessoa. Dê ao seu parceiro tempo com amigos, família e hobbies. É importante que as pessoas tenham amigos e atividades que possam desfrutar sem o parceiro. Mesmo que no início do relacionamento vocês queiram passar todo o tempo juntos, vocês devem respeitar um ao outro o suficiente para passarem um tempo separados e saberem que isso não é ruim para o relacionamento. Apoiem-se mutuamente na manutenção de suas amizades.

  • Evite desistir de seus amigos ou pressionar seu parceiro a negligenciar os amigos. Os amigos e o apoio emocional que eles oferecem são importantes. Além disso, não permita que seu parceiro lhe diga quando você poderá conhecer sua família.

Espere mudanças. 

Entenda que seu relacionamento provavelmente mudará. Permita que você, seu parceiro e o próprio relacionamento evoluam. Reconheça que as mudanças no relacionamento oferecem oportunidades de crescimento. A mudança é inevitável, então aceite-a e aceite que o relacionamento se adaptará.

  • Quando as mudanças acontecerem, respire fundo e lide com elas uma de cada vez.

Melhorando um relacionamento prejudicial

Faça terapia. 

Se você está preso a padrões de relacionamento prejudiciais e deseja melhorá-los, peça ao seu parceiro para fazer terapia de casal com você. Um terapeuta pode ajudá-lo a quebrar padrões de comportamento prejudiciais aos quais você se sente preso, como gritar, culpar, distanciar-se, fazer julgamentos precipitados e comunicação deficiente. A terapia também pode ajudar na fuga emocional e na mudança de comportamentos e perspectivas em relação ao relacionamento. Fazer terapia não significa que seu relacionamento está perdido – significa que você está disposto a trabalhar nisso para melhorá-lo.

  • Para obter mais informações, aprenda sobre terapia de casal.

Livre-se da co-dependência. 

O comportamento disfuncional em um relacionamento co-dependente pode aparecer quando uma pessoa apoia ou permite a irresponsabilidade, imaturidade, vício ou doença da outra. Se você for o facilitador, poderá se sentir culpado por não ajudar seu parceiro, mesmo sabendo que isso o prejudicará no longo prazo. A codependência muitas vezes tem raízes na infância e pode envolver sentimentos reprimidos (suprimir necessidades, permanecer em silêncio para evitar discussões) e uma incapacidade de dizer não.

  • Você e seu parceiro podem se isolar de outras pessoas e não ter amizades fora do relacionamento.
  • Eduque-se sobre a co-dependência e passe algum tempo identificando seus comportamentos contraproducentes (ou os de seu parceiro). Você também pode trabalhar com um terapeuta individualmente ou em casal.
  • Descubra se você é co-dependente para saber mais.

Respeite a privacidade do seu parceiro. 

Estar em um relacionamento não significa que vocês tenham que passar todos os momentos juntos ou compartilhar tudo. Respeite a necessidade de privacidade e espaço do seu parceiro. Se sentir ciúme, lembre-se que pode ser algo que não está diretamente relacionado às ações do seu parceiro.

  • Não peça as senhas do seu parceiro para redes sociais ou contas de e-mail. Respeite a privacidade do seu parceiro e esteja disposto a confiar nele.
  • Não é saudável para você ou seu parceiro monitorar constantemente o comportamento um do outro. Isso pode ser baseado em ciúme ou controle, e estes não devem ser componentes do seu relacionamento.

Fique atento aos sinais de alerta de abuso. 

Os relacionamentos devem ser baseados no respeito e na igualdade, e não no poder e no controle. Embora inicialmente você possa não pensar muito em alguns comportamentos, o desrespeito afeta o clima de um relacionamento. Se o seu parceiro for de alguma forma possessivo, abusivo ou humilhante e gritar com você, preste atenção. Não há desculpa para esse abuso. O abuso é uma escolha individual e você não deve ser a vítima.

  • Para mais informações, leia sobre como identificar o risco de abuso em um relacionamento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário