Tenha um relacionamento longo e feliz

Se você acabou de sair de um relacionamento que não deu certo, ou está tendo dificuldades até mesmo para encontrar alguém com quem possa imaginar um relacionamento de longo prazo, a ideia de um relacionamento longo e feliz pode parecer uma utopia.  

Felizmente, existem coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade e a duração de seus relacionamentos.

Pequenos Gestos, Grande Impacto: Dicas para um Relacionamento Duradouro e Feliz

Comece seu relacionamento com o pé direito

Entenda seus desejos e necessidades. 

Compreender suas próprias necessidades emocionais e físicas antes de iniciar um relacionamento é importante porque você precisa ser capaz de comunicar essas necessidades ao seu parceiro. Só assim você poderá ter um relacionamento de sucesso, talvez você já tenha uma ideia clara do que deseja de um relacionamento. Mas se ainda não tiver certeza, você pode pensar nas seguintes questões.

  • Reflita sobre relacionamentos anteriores para obter mais informações sobre o que funcionou e o que não funcionou. O que essas experiências podem lhe dizer sobre suas necessidades?
  • Pense em como você reage às pessoas e eventos. Por exemplo, você reage particularmente emocionalmente? Você acha difícil confiar em alguém? Você tem dificuldade em expressar seus sentimentos? Pode ser útil conhecer essas características pessoais antes de iniciar um relacionamento sério.

Certifique-se de entrar em um relacionamento pelos motivos certos e não pelos motivos errados. 

Tenha as seguintes diretrizes em mente:

  • Razões adequadas ou saudáveis ​​para estar num relacionamento incluem: o desejo de compartilhar amor, intimidade e companheirismo com alguém; o desejo de crescimento pessoal; a esperança de apoio emocional e físico mútuo; a esperança de uma família. Como você pode ver, essas motivações se concentram não apenas em receber amor e apoio, mas também em oferecê-los.
  • Os motivos errados ou prejudiciais para um relacionamento incluem: medo de ficar sozinho, separação ou perder contato com amigos e familiares do seu parceiro. Abusar de seu parceiro apenas por segurança, sexo, dinheiro ou vingança contra um ex-parceiro também é um motivo muito prejudicial para um relacionamento. Se você iniciar ou manter um relacionamento por qualquer um desses motivos, você e seu parceiro terão dificuldade em desenvolver um relacionamento feliz e duradouro, e um de vocês pode facilmente se machucar no processo.

Escolha seu parceiro com sabedoria. 

Se você espera construir um relacionamento feliz e duradouro, precisa escolher seu parceiro com cuidado. É uma crença comum que “os opostos se atraem”. No entanto, a investigação demonstrou que parceiros que partilham alguns objetivos, interesses e expectativas têm frequentemente relações mais satisfatórias.

  • Seus traços de personalidade não precisam ser os mesmos, mas se você espera coisas diferentes do relacionamento, será difícil mantê-lo.
  • Pense se seus opostos se complementam. Por exemplo, uma pessoa impulsiva pode compensar uma pessoa que precisa planejar tudo constantemente.

Seja realista. 

Entrar em um relacionamento com a ideia de que nunca haverá tempos difíceis ou desafios não é realista. A paixão e paixão iniciais desaparecem, mas com um pouco de tempo e um pouco de trabalho, podem ser transformadas em um relacionamento mais profundo e significativo.

Não tente mudar seu parceiro. 

Mesmo que você consiga convencer a pessoa a não jogar a roupa suja no chão ou levar o cachorro para passear de vez em quando, a ideia de que você pode mudar permanentemente sua personalidade, pontos de vista ou comportamento está fadada ao fracasso. Os especialistas presumem que você não pode mudar os seguintes traços de personalidade ou ideias:

  • Fé e religião.
  • A atitude em relação a ter seus próprios filhos.
  • O temperamento e como ele ou ela reage com raiva ou raiva.
  • Se a pessoa é introvertida ou extrovertida.
  • Os interesses, atividades ou hobbies do seu parceiro.
  • O relacionamento do seu parceiro com a família dele.

Construa uma amizade. 

Se você espera um relacionamento longo e feliz, primeiro deve se concentrar em formar uma amizade mútua com a pessoa. Os especialistas descobriram que os casais que também se veem como amigos costumam ser mais felizes e ficam juntos por mais tempo.

  • Se vocês não gostam de passar tempo juntos, é menos provável que seu relacionamento dure.
  • Reserve um tempo para se conhecerem sobre seus interesses e hobbies. Pode parecer um sacrifício no início fazer coisas que você não quer, mas seu parceiro apreciará seu esforço e estará mais disposto a fazer algo que você gosta na próxima vez. Você também se sentirá mais conectado com a pessoa e compreenderá melhor sua personalidade, desejos e necessidades.
  • Tente encontrar interesses comuns e persegui-los juntos. Por exemplo, se vocês dois gostam de estar ao ar livre, vocês podem acampar juntos.

Não se sinta obrigado a fazer tudo com seu parceiro. 

Às vezes, os casais sentem que precisam fazer todas as atividades juntos. No entanto, isso pode fazer com que vocês dois se sintam restritos.

  • Não deixe de passar tempo com seus amigos e familiares.
  • Continue perseguindo os hobbies que você tinha antes do relacionamento.

Seja generoso e gentil um com o outro. 

Pessoas generosas estão mais dispostas a colocar os pensamentos, sentimentos e interesses dos outros à frente dos seus próprios. A investigação demonstrou que quando os parceiros numa relação são generosos entre si, podem formar uma parceria melhor e mais duradoura.

  • Compartilhe o que você tem. Isto pode ser algo tão pequeno como estar disposto a partilhar a sobremesa com o seu parceiro, ou algo tão sério como partilhar os seus recursos e tempo.
  • Não seja generoso apenas para receber algo em troca. Pessoas verdadeiramente generosas não se comportam dessa maneira apenas para conseguir algo de outra pessoa. Por exemplo, não dê um presente elaborado apenas porque espera um em troca.

Não se sinta apressado. 

As pessoas que iniciam um novo relacionamento muitas vezes se sentem compelidas a levar rapidamente o relacionamento para o próximo nível por meio da intimidade, da moradia compartilhada ou até mesmo do casamento. Embora seja certamente emocionante imaginar o final feliz com que você sonha, você deve reservar um tempo para ter certeza de que você e seu parceiro estão na mesma página para que seu relacionamento permaneça forte.

  • Vocês dois ficarão mais confiantes e felizes em seu relacionamento se não se sentirem pressionados ou forçados a nada.
  • Quanto melhor vocês se conhecerem e quanto mais seu relacionamento se desenvolver, maior será a probabilidade de sucesso.

Tenha um relacionamento longo e feliz

Você deve esperar que seu relacionamento mude. 

Assim como você e seu parceiro mudam com o tempo, seu relacionamento também evoluirá. Portanto, em vez de tentar manter o relacionamento igual, aceite e aprecie as mudanças que surgem com a construção de um relacionamento estabelecido e de longo prazo.

  • Algumas pessoas podem se preocupar em não sentir o mesmo nível de paixão ou paixão que sentiam nos primeiros dias de seu relacionamento. Mas isso é completamente normal. À medida que seu relacionamento amadurece, você pode ter menos oportunidades de intimidade à medida que sucumbe às pressões do trabalho, da família ou de outras responsabilidades. No entanto, de acordo com algumas pesquisas, muitas pessoas em relacionamentos de longo prazo relatam um relacionamento físico e emocional mais satisfatório com o seu parceiro.
  • Em vez de se preocupar com os aspectos negativos de um relacionamento maduro, pense nas mudanças positivas. Por exemplo, você sente que sua conexão está mais profunda do que antes? Você está mais confiante e confiante do que no início do seu relacionamento? Que tipos de experiências e desafios você e seu parceiro enfrentaram e superaram juntos?

Aceite que você precisa investir tempo, energia e esforço em seu relacionamento. 

Cultivar um relacionamento feliz e duradouro requer tempo, energia e comprometimento de ambas as partes.

  • Em vez de ver a manutenção do seu relacionamento como um “trabalho árduo”, pense nisso como uma forma de criar uma conexão mais profunda entre você e seu parceiro. Mesmo que muitas vezes você tenha que enfrentar desafios, também haverá muitos momentos bons, momentos muito especiais e oportunidades emocionantes.
  • Mesmo que às vezes seu relacionamento pareça um trabalho árduo, concentre-se nos retornos que você obtém com seus investimentos.

Tratem uns aos outros com respeito. 

Tratar um ao outro com respeito ajudará você e seu parceiro a construir e manter um relacionamento feliz e duradouro. Aqui estão algumas maneiras eficazes de demonstrar respeito por seu parceiro:

  • Trate seu parceiro como você gostaria de ser tratado.
  • Seja atencioso e cortês com seu parceiro, pedindo sua opinião e sugestões sobre temas importantes como a criação dos filhos – mas também sobre assuntos do dia a dia, como o que você quer para o jantar.
  • Conversem um com o outro antes de fazer planos.
  • Pergunte à outra pessoa sobre seu trabalho, interesses, atividades e sentimentos.
  • Evite insultos e qualquer comportamento ou linguagem que rebaixe a outra pessoa no relacionamento. Sarcasmo, seletividade e reclamação parecem inofensivos a princípio, mas podem machucar seu parceiro e deixá-lo na defensiva e até mesmo hostil.

Demonstre ao seu parceiro o quanto ele significa para você. 

Muitos casais dão ênfase especial aos aniversários e datas comemorativas. No entanto, expressar e demonstrar seu apreço por todas as coisas cotidianas que seu parceiro faz por você todos os dias pode ajudar muito no estabelecimento de um relacionamento forte e feliz.

  • Você não precisa gastar dinheiro para mostrar seu apreço.
  • Faça algo útil ou atencioso sem ser solicitado. Por exemplo, você pode levar o lixo para fora ou se oferecer para fazer o jantar.
  • Diga ao seu parceiro por que ele ou ela é tão importante para você.
  • Quando seu parceiro fizer algo de bom para você, reconheça e agradeça.
  • Se você deseja que seu parceiro seja mais compreensivo e atencioso, demonstre exatamente esse comportamento. Você pode dar o exemplo.

Comunique-se com seu parceiro. 

A comunicação inadequada pode impedir que você e seu parceiro tenham um relacionamento feliz e duradouro. A comunicação eficaz garante que ambos estejam na mesma sintonia e possam confiar um no outro.

  • Converse regularmente com seu parceiro e passe algum tempo todos os dias conversando sobre questões de relacionamento pessoal, não apenas sobre a criação dos filhos, o trabalho ou as responsabilidades domésticas.
  • A comunicação nem sempre consiste apenas em falar. É também ouvir atentamente o que a outra pessoa tem a dizer. Certifique-se de não interromper ou interromper um ao outro.
  • Quando seu parceiro compartilhar seus sentimentos com você, mostre que você está ouvindo, reafirmando o que ele disse. Por exemplo, você pode dizer: “Do jeito que vejo e entendo…” Mesmo que não concorde com seu parceiro, você pode mostrar que ainda está prestando atenção. Isso também ajuda você a ter empatia com seu parceiro. Esse comportamento geralmente evita que a outra pessoa se sinta na defensiva.
  • Conversas cara a cara, especialmente sobre seu relacionamento, costumam ser mais eficazes do que ligações, mensagens de texto ou e-mails. Se você puder olhar a pessoa nos olhos, avaliar sua linguagem corporal e avaliar sua reação, poderá responder melhor à situação e resolver o problema.

Seja honesto. 

Casais honestos um com o outro têm maior probabilidade de ter relacionamentos felizes e duradouros. A desconfiança que muitas vezes resulta da desonestidade pode comprometer seriamente um relacionamento.

  • Em vez de correr o risco de perder a confiança do seu parceiro, seja honesto e informe-o sobre seus sentimentos e preocupações. Mesmo que a conversa seja desconfortável e difícil, reconstruir a confiança após um comportamento desonesto é ainda mais difícil.
  • Embora a honestidade seja essencial para um relacionamento bem-sucedido, a honestidade brutal pode ser prejudicial. Tente ser gentil e sensível ao expressar preocupações ou compartilhar notícias desagradáveis. Se você for rude e insensível, sua mensagem não será bem recebida e você terá ainda mais dificuldade em se comunicar bem no futuro.

Reconheça que você e seu parceiro podem expressar seu amor de maneiras diferentes. 

As pessoas expressam seu carinho e amor de maneira diferente. Reconhecer isso pode ajudá-lo a construir um relacionamento mais saudável e feliz.

  • Responda com sensibilidade às necessidades um do outro. Façam perguntas uns aos outros sobre como vocês podem demonstrar seu amor e apoio. Depois de estarem cientes das necessidades um do outro, vocês podem tentar expressar conscientemente seus respectivos sentimentos.

Alegre-se com suas diferenças. 

Em vez de pensar no quanto algo que seu parceiro faz o incomoda ou como você aborda certas coisas de maneira diferente, aprenda a valorizar suas diferenças.

  • Pense em como suas diferenças se complementam e contribuem para o seu relacionamento. Por exemplo, se você é do tipo mais sério e seu parceiro é mais alegre e alegre, pense em como suas características se equilibram. Seu parceiro às vezes força você a não levar as coisas tão a sério e em troca você consegue fazer com que ele se concentre em coisas importantes?
  • Muitos também presumem que um traço de caráter ou hábito que às vezes pode ser irritante é algo que atrai você para alguém em primeiro lugar.

Passar tempo juntos. 

Num relacionamento maduro, muitas vezes acontece que os parceiros estão tão ocupados com outras coisas que se esquecem da importância de passar tempo juntos com o parceiro. Tentem passar algum tempo juntos regularmente, sem serem incomodados por crianças, animais de estimação, pais ou trabalho. Isso pode ajudá-lo a se aproximar novamente e a fazer novas conexões.

  • Em vez de apenas assistir TV ou ir ao cinema juntos, tente encontrar atividades onde vocês interajam. Você pode planejar uma viagem de fim de semana ou inscrever-se em uma aula de culinária. Vocês também podem dar um passeio juntos pelo parque ou simplesmente jantar juntos.
  • Muitos casais consideram útil a ideia de uma “noitada” regular. Planejem o que querem fazer juntos ou revezem-se no planejamento a cada semana. Certifique-se de continuar planejando novas atividades para que suas saídas noturnas não se tornem rotina.

Reserve um tempo para você. 

Embora o tempo junto com seu parceiro seja essencial, o tempo para você também é útil se quiser manter um relacionamento longo e feliz. Todo mundo pode te irritar às vezes, e ter um pouco de tempo para si mesmo o ajudará a valorizar ainda mais seu parceiro.

  • Persiga seus próprios interesses e atividades. Você se sentirá mais independente, mas também mais feliz e revigorado quando voltar para casa.

Ria com seu parceiro. 

Haverá inevitavelmente desafios em um relacionamento. Seu senso de humor e suas risadas com seu parceiro o ajudarão a superar todas as dificuldades.

  • Tente relembrar uma memória compartilhada, vá a um parque de diversões ou a um clube de comédia para rir juntos.
  • Tente rir juntos e não um do outro. Rir de alguém pode adicionar negatividade à experiência e impedir que você estabeleça uma conexão.

Não deixe que outros interfiram em seu relacionamento. 

Sogros infelizes, pais autoritários e amigos mandões podem tornar o relacionamento que você está tentando construir um inferno. Trabalhe com seu parceiro para reduzir ao mínimo as influências negativas.

  • Você não precisa banir essas pessoas da sua vida. Mas tente não tolerar ninguém que se recuse a apoiá-lo e que influencie negativamente o seu relacionamento.
  • Se você ou seu parceiro estão preocupados com a interferência de uma determinada pessoa em seu relacionamento, tente falar sobre isso de forma aberta e honesta. Trabalhe em conjunto para encontrar uma solução potencial. Por exemplo, se seus sogros insistem em uma visita de Natal todos os anos, você e seu parceiro podem planejar uma viagem e aproveitar algum tempo longe do estresse familiar.
  • Você pode ouvir e responder às preocupações que outras pessoas têm sobre o seu relacionamento – você também pode apontar de maneira educada e calma como a interferência delas está impactando negativamente você e seu relacionamento.
  • Uma exceção a esta política é se você estiver em um relacionamento abusivo e houver sérios motivos de preocupação. Nesse caso, você definitivamente não deve se isolar ou alienar as pessoas que apenas querem ajudá-lo e apoiá-lo.

Resolver problemas

Tente não ganhar discussões. 

Muitas pessoas entram em uma discussão ou discussão como se precisassem “vencer” e provar que estão “certas”. No entanto, esta atitude limita seriamente a sua capacidade de resolver o problema ou incidente sobre o qual você discorda.

  • Ao tentar “vencer” uma discussão, você mostra ao seu parceiro que não se importa realmente com os pensamentos e sentimentos dele. Esse comportamento cria uma atmosfera hostil em seu relacionamento e atrapalha sua comunicação.
  • Essa atitude também sugere que você está mais preocupado com a discussão sobre se sentir superior e “certo” do que com a solução do problema subjacente que causou a discussão.
  • “Bater” em seu parceiro não o ajudará a estabelecer um relacionamento feliz e duradouro. A pessoa do “lado perdedor” muitas vezes sentirá que precisa retaliar, reagir ou responder, tornando improvável que algum de vocês saia da situação sentindo-se bem.

Lute de forma justa. 

Tão prejudicial quanto sentir que você precisa vencer uma discussão é usar táticas injustas em uma discussão. Gritar, punir silenciosamente, culpar e comentários deliberados com a intenção de machucar seu parceiro são táticas destrutivas que não resolverão seus problemas de relacionamento.

  • Você pode expressar seu descontentamento e frustração sem recorrer a essas táticas injustas. Por exemplo, em vez de culpar seu parceiro ou fazer acusações, concentre-se nos seus sentimentos e seja o mais específico possível.
  • Em vez de enfatizar “Você fez isso comigo”, tente explicar o que o deixou tão magoado ou chateado. Se você culpar seu parceiro, ele provavelmente ficará na defensiva e não terá mais vontade de ouvi-lo.
  • Não use as palavras “nunca” e “sempre”. Estas expressões raramente são realmente apropriadas e muitas vezes aumentam ainda mais as tensões.
  • Se esses comportamentos surgirem durante uma discussão, faça uma pausa na discussão e retorne a ela somente quando ambos se acalmarem. Dê um passeio, respire fundo, escreva em seu diário ou brinque com seus filhos. Isso lhe dará um melhor controle sobre suas emoções quando retornar à discussão com seu parceiro.

Concentre-se em um problema de cada vez e seja específico. 

Muitas vezes é tentador lançar outros tópicos e problemas no ringue durante uma discussão e levantar uma montanha de reclamações. No entanto, essa abordagem rapidamente faz com que seus problemas pareçam esmagadores e limita sua capacidade de resolver qualquer um deles.

  • Concentre-se no problema ou questão específica para poder resolvê-lo sem tornar as coisas mais complicadas e negativas.

Reconheça seus erros. 

Cometer erros em um relacionamento é completamente normal. Mas recusar-se a admitir esses erros e até mesmo recusar-se a admitir que fez algo errado ou prejudicial não o ajudará a ter um relacionamento feliz e duradouro. Para superar os problemas à medida que surgem e construir autoconfiança e confiança no relacionamento, ambas as pessoas devem ser capazes de admitir os seus erros.

  • Se o seu parceiro tiver uma preocupação ou problema, pense honestamente. Ele ou ela provavelmente conhece você melhor do que qualquer outra pessoa no mundo, então há uma boa chance de que a preocupação seja justificada.
  • Peça ao seu parceiro para fazer sugestões específicas sobre como evitar que essas coisas aconteçam no futuro.
  • Se você aceitar seus próprios erros, seu parceiro estará mais disposto a reconhecer seus erros.

Tente perdoar. 

Guardar rancor e recusar-se a abandonar o passado pode deixar você e seu parceiro infelizes. Embora perdoar alguém possa certamente ser um desafio, isso levará a um relacionamento mais saudável e de longo prazo.

  • Pode ajudar se você pensar cuidadosamente sobre por que se sente tão magoado. Pergunte a si mesmo se o que aconteceu foi realmente tão importante quanto você sentiu naquele momento. Tente também reconhecer se algo que você disse ou fez desempenhou um papel na situação.
  • Pergunte a si mesmo se algo em seu passado está fazendo com que você ainda mantenha seu ressentimento.
  • Pense nos benefícios que você poderia receber com o seu perdão. Apegar-se a sentimentos negativos pode deixá-lo irritado, ansioso e estressado. Perdoar a pessoa pode fazer você se sentir melhor.
  • Se você continuar trazendo à tona coisas que o machucaram no passado, você e seu parceiro ficarão dominados por esses sentimentos. Isso pode fazer com que você veja o futuro do seu relacionamento como sem esperança.

Aceite que nem todos os problemas de relacionamento podem ser resolvidos. 

Embora você possa sentir que você e seu parceiro precisam resolver cada pequeno problema do relacionamento, isso não é realista no longo prazo. Duas pessoas podem ter um relacionamento feliz e duradouro e ainda assim discordar sobre algumas coisas.

  • Às vezes, as coisas que identificamos como problemas em nosso relacionamento não são um problema tão grande quanto pensamos inicialmente. Tente colocar a situação em perspectiva perguntando a si mesmo se o problema é realmente um “acordo”. resolução clara.
  • Casais bem-sucedidos são capazes de se comprometer, adaptar-se à situação e reconhecer quando não vale a pena arriscar o relacionamento por algo.

Saiba quando procurar ajuda. 

Se você estiver tendo dificuldade em resolver uma situação com seu parceiro ou em comunicar sobre seu relacionamento de maneira geral, não hesite em procurar a ajuda de um terapeuta de casais, conselheiro de relacionamento ou psicólogo.

  • Esperar até que o problema se torne sério e ameaçar seu relacionamento só tornará ainda mais difícil resolvê-lo.
  • Pode ser útil ter alguém objetivo e com experiência em problemas de relacionamento. Essa pessoa pode orientar e facilitar uma discussão entre vocês.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário